Tratamentos

Cirurgia Ortognática

                Muitos pacientes apresentam alterações no desenvolvimento dos maxilares, e podem apresentar o queixo muito para frente (chamado de prognatismo) ou para trás (chamado de retrognatismo), além de mostrarem muito a gengiva (sorriso gengival). Essas alterações nos maxilares podem gerar problemas para mastigar, falar e respirar, sem contar as queixas estéticas.

                Atualmente já existe tratamento específico para esse tipo de alteração, sendo necessário o envolvimento de uma equipe capacitada para esse tipo de procedimento, liderada por um ortodontista e um cirurgião buco-maxilo-facial.

                O tratamento normalmente se inicia com o uso de aparelho ortodôntico, e após um período que varia entre 6 a 18 meses, realiza-se a cirurgia ortognática para colocar os maxilares na posição correta.

                A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, e hoje com as técnicas modernas, é possível ter alta até no mesmo dia e o tempo médio de recuperação para o retorno às atividades é de 15 dias.

Disfunção Temporomandibular

                A chamada disfunção temporomandibular é um problema que afeta a chamada articulação temporomandibular e os músculos da mastigação. É caracterizada por dor na região próximo ao ouvido, com presença de estalos e limitação da abertura de boca.

É uma alteração muito comum na população e prejudica a qualidade de vida dos pacientes pela limitação que causa nas atividades do dia-a-dia.

                Diversos são os tratamentos que podem ser utilizados para o controle desse problema, que devem ser definidos pelo profissional capacitado de acordo com o grau de gravidade da disfunção.

                Hoje dispomos de técnicas minimamente invasivas para tratamentos das alterações articulares que permitem o paciente retornar de forma quase imediata ao trabalho.

Extração do Dente do Siso

                Os terceiros molares ou dentes do siso são os últimos dentes permanentes a erupcionarem, o que normalmente ocorre por volta dos 20 anos. Entretanto, para uma parcela importante da população não há espaço suficiente para esses dentes nascerem, e eles permanecem inclusos, ou seja, lá abaixo da gengiva, dentro do osso.

                Os dentes do siso podem ainda erupcionar parcialmente, gerando um quadro infeccioso chamado de pericoronarite, que se não tratada, pode levar a infecções graves inclusive com risco à vida. Além disso, cistos e tumores podem se desenvolver a partir desses dentes inclusos, sendo indicado a extração nesses casos.

                A grande maioria das cirurgias para extração dos dentes do siso são simples e realizados em consultório, sendo para os casos de pacientes com maior ansiedade, realizada em conjunto com a anestesia local procedimentos de sedação.

Enxertos Ósseos

                Para a instalação dos implantes dentários é necessária uma quantidade mínima de osso que permita a sustentação desse implante. O problema é que quando perdemos um dente, o osso começa a reabsorver e é comum depois de um determinado tempo não se ter mais osso suficiente para a instalação dos implantes.

                Nesses casos, é necessário a realização de um procedimento prévio de enxerto ósseo para se reestabelecer a quantidade de osso adequada para a instalação desses implantes. Esse enxerto ósseo pode ter várias origens, podendo ser do próprio paciente ou podemos utilizar biomateriais.

                Dependendo da quantidade de enxerto necessário, a cirurgia pode ser realizada em consultório ou em hospital.

Distúrbios do Sono

             Os distúrbios do sono apresentam impacto não só na saúde do paciente, mas também são um grave problema social. É comum o paciente que tem a chamada apnéia obstrutiva do sono ter, além do ronco, sonolência diurna, problemas cardiovasculares e dificuldade de concentração.

             Diversas são as formas de tratamento dos distúrbios do sono, de acordo com a causa e gravidade de cada caso. É importante essa avaliação do profissional capacitado para indicar o melhor procedimento para solucionar o seu caso.

Implantes Dentários

                Após a perda de um elemento dentário, é fundamental para o reestabelecimento das funções normais dos maxilares a reabilitação dessa região. Hoje, o que existe de mais moderna é a reabilitação com implantes dentários. Para isso, é necessária a instalação de um implante no interior do osso e posteriormente a confecção sobre esse implante de uma prótese dentária.